segunda-feira, 1 de junho de 2009

O Caminho do Santo

Na véspera de Pentecostes aconteceu aqui a peregrinação dos jovens de Camposampiero a Pádua, chamada Il Cammino di Sant’Antonio. Participaram cerca de 1000 jovens, e entre eles alguns adultos, naturalmente. Para mais informações acesse http://www.ilcamminodisantantonio.it
Para mim foi uma experiência novíssima e interessante, cada vez mais comum na Europa. O caminho mais famoso, sem dúvida, é aquele de Compostela, com mais de 800 km. A partir deste nasceram muitos outros caminhos, e existem hoje as pessoas que buscam fazer todos estes caminhos. Que caminham pela Europa em busca destas peregrinações a pé e levam consigo uma caderneta para receber um carimbo.
O Caminho de Santo Antônio tem 25km. Faz o trajeto que o Santo fez, desde a sua casa (Camposampiero) até o lugar onde deveria morrer (Pádua), mas ele morreu antes da cidade, em Arcella. A procissão de jovens tem quatro paradas para oração, lanche e toalete. O menor trecho da procissão é feito em silêncio, e isto me deixou muito impressionado.
O grupo era composto fundamentalmente de italianos, mas chegou também um grupo de Croácia e outro da Sérvia, ambos trazidos por um frade. Havia também um brasileiro (adivinha!!!).
No convento onde vivo tem uma enfermeira que cuida da saúde dos frades, porque aqui tem alguns idosos. Eu fui para fazer uma consulta, porque os frades desde que cheguei decidiram me emagrecer (não consigo entender porque eles pensam isto!!!). O resultado da primeira consulta, na qual eu fui preparado para diminuir comida, deixar o vinho das refeições e ela, depois de ver minha taxas, me recomendou de continuar sem fazer uma dieta, tomar sempre meio copo de vinho nas refeições e NÃO fazer a peregrinação, pois eu estava, por primeira vez na minha vida com hipoglicemia. Estou cuidando disto agora para ver a dieta no futuro. Os frades da comunidade dizem que eu comprei a enfermeira e os de fora me pedem o nome e telefone da mesma. Nunca saí tão feliz de um encontro com um profissional de saúde.
Eu fui no furgão durante a peregrinação. Com dois frades, eu tinha a missão de chegar nas paradas antes dos peregrinos e preparar o ambiente para o momento de reflexão e oração.
A peregrinação começou com um belíssimo show do famoso grupo focolarino: Gen Rosso, um show de canto e dança. Pelas 23h30min saiu para Pádua, fazendo todo o caminho ao lado de um rio, um trecho deste caminho é chamado: Cammino di Sant’Antonio. Chegamos a Pádua pelas 8h30min e houve a missa a 10h, com a qual se concluiu a peregrinação.
Em uma sociedade com poucos jovens e com uma juventude distante da Igreja, estas iniciativas de evangelização têm grande importância, pois logram ser um catalisador da juventude. Foi uma experiência bela para mim, oxalá ela um dia seja praticada no nosso Brasil.

Um comentário:

  1. Quem será o brasileiro que estava lá?!
    Seria bom vc repetir novamente os exames... Fico na dúvida sobre o diagnóstico, pois na família não há nenhum caso.
    Fico contente por vc estar satisfeito com a nova moradia!!!
    Beijos
    Saudades!
    Sua irmã Mª Isabel.

    ResponderExcluir

Aqui você pode colocar seu comentário e este será visível para todos os que acessarem o blog.