terça-feira, 2 de junho de 2009

Trezena de Santo Antônio

Ontem começou a Trezena de Santo Antônio. A igreja, Santuário da Visão, ficou cheia com a presença de párocos de uma parte da diocese de Treviso e muitos peregrinos.
A realidade eclesial da Itália é muito diversa daquela que temos no Brasil. Para que tenham uma idéia aqui no município de Camposampiero moram dez mil pessoas e aqui tem duas paróquias, uma da diocese de Pádua e outra da diocese de Treviso. Cada uma tem três padres e além deles tem o nosso convento, onde somos em 25 frades. Imaginem agora este exercício para uma população tão pequena.
Faz-me pensar nas nossas paróquias do Brasil com um padre para cinqüenta mil pessoas ou mais.
Ontem aprendi uma coisa interessante. O pároco explicou para todos que para Santo Antônio, aqui chamado somente de O Santo, se faz trezena e não novena ou tríduo, como no caso de outros santos, porque a tradição popular diz que Santo Antônio é tão profícuo em milagres que concede até treze graças em um só dia.
Hoje comecei a fazer minha caminhada matutina, vou entre os dois santuários e a tarde faço uma hora de bicicleta. Hoje também estarei retomando uma coisa que abandonei a mais de 14 anos: quando fui ordenado diácono eu parei de tocar piano e órgão. Desde quando cheguei aqui eu topo com vários pianos, já contei uns 10 no convento (pianos, harmônios e órgãos). A cada encontro eles parecem me dizer: “Venha!!!” Ontem fui na biblioteca e encontrei alguns manuais, achei um piano que fica numa sala e assim não perturba ninguém e assim, a partir de hoje, estarei reservando uma hora, depois do almoço, para retomar a vida com um viés mais artístico.
Beijos!!!

5 comentários:

  1. Nossa Frei que coisa boa.Vejo que a sua nova vida está lhe trazendo de volta muitas coisas...inclusive a felicidade, e a sua felicidade e tranquilidade é música ao meu coração.Deve ser o som do Sr. tocando piano chegando até mim...Beijos da Edna.

    ResponderExcluir
  2. Paz e Bem! Quanta alegria quando descobrimos que "AMIGOS" ajudam a aprimorar e viver com mais intensidade o melhor que existe dentro de nós mesmo. Assim o Inaldo fez comigo, sou grata a Deus por sua amizade e paternidade. Um abraço! Sua benção?!

    ResponderExcluir
  3. Querido, amado, Paz e Bem. obrigado pelas palavras, como fico feliz ao saber (ver) que estas bem, aqui, minha felicidade, nossa felicidade, (Familia) depende também da sua, sofremos juntos e estamos feliz com e por você.. obrigado te amo, que Deus vos abençoe

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo Frei João, grande alegria tenho em contemplar as maravilhas de Deus está fazendo em tua vida...Continuemos em oração, reza para que me seja dado o ano sabático, pois, se for dado de acordo com minha solicitação no próximo ano estarei na França, bem próximo da Itália...

    Paz e Bem...

    Frei Fernando,OFMConv.

    ResponderExcluir
  5. Olá, amado irmão, tudo bem com você? poxa lendo seus escritos, começo a entender, que estas, de fato, feliz, e como eu tambem fico feliz, com as maravilhas que estão acontecendo na sua vida, há continuo rezando aquela oração que que lhe falei, acho que o seu sofrimento me ensinou a rezar.. beijos Valcir

    ResponderExcluir

Aqui você pode colocar seu comentário e este será visível para todos os que acessarem o blog.