sábado, 20 de junho de 2009

Trezena

Ola, Paz e Bem!
Nos últimos dias me aconteceram tantas coisas boas que acabei ficando em silencio, sem tempo para compartilhar tudo isto com vocês. Foi a correria da vida por causa da Trezena de Santo Antônio, algumas visitas, o retiro com Pe. Arturo e a festa de Corpus Christi, aqui chamada de Corpus Domini e celebrada no domingo.
Vamos à partilha...
Primeiro devo dizer que recebi mais visitas. A primeira pessoa que me veio ver foi a Ir. Márcia com quem estive junto no conselho nacional da Família Franciscana do Brasil. Levei-a em Pádua para conhecer a cidade. Depois veio nestes dias Frei Carlos Trovarelli, provincial da província de Argentina e Uruguai. Ele estava em Roma e veio até Pádua e eu fui para lá para nos vermos, conversarmos, colocarmos a vida em dias. Por fim, neste dias me visitou a minha sobrinha Isabela (assim nos consideramos, mas ela é sobrinha da minha cunhada), ela mora em Milão.
A trezena de Santo Antônio foi algo que nunca vivenciei antes, simplesmente linda. Já falei para vocês de como a cidade onde estou é pequena, mas durante a trezena passou por nosso Santuário da Visão umas vinte mil pessoas, só no dia da festa deve ter vindo umas cinco mil pessoas; uns vinte corais cantaram na igreja ao longo da trezena; diversos sacerdotes vieram celebrar. Três coisas novas para mim:
- aqui tem uma tradição de consagrar as crianças a Santo Antônio. Elas são inscritas num livro do Santuário e voltam a cada ano para receber a bênção. Devo dizer que finalmente vi criança na Itália e em grande quantidade. Eu fui um dos frades que abençoou as crianças.
- no dia do Santo (assim é chamado Santo Antônio na Itália) a cidade de São Giorgio delle Pertiche ofereceu o azeite com o qual se acende a lâmpada na cela de Santo Antônio até a festa do próximo ano, quando outra cidade oferece, sempre representada por seu prefeito. Isto também se faz em Assis.
- a festa de Santo Antônio terminou com um lindo concerto no Santuário, com coro, piano e percussão. Eles executaram temas de diversos filmes religiosos enquanto cenas dos respectivos filmes eram projetadas e antes se lia um trecho dos sermões do Santo. Estavam presentes pessoas da TV italiana e o diretor do filme Santo Antonio, guerreiro de Deus. Ao final o maestro pediu contribuição, pois este coral estava voltando de uma longa viagem pelo Amazonas, onde foram se apresentar para comunidades ribeirinhas e ali estão construindo um hospital para câncer com trinta leitos. A Itália vive o momento do voluntariado dos leigos, muitos são os projetos deste tipo.
Ficamos por aqui. Nas páginas do Orkut ou do flicker vocês encontram as fotos. Abraços, beijos e bênçãos!

Um comentário:

  1. Caríssimo Frei João, acompanharei por esse teu blog notícias tuas...Quanto às minhas, só meus escritos e músicas...risos...www.freifernando.net

    Paz e Bem!

    Frei Fernando

    ResponderExcluir

Aqui você pode colocar seu comentário e este será visível para todos os que acessarem o blog.