domingo, 25 de abril de 2010

Mestrado em Liturgia

Quero partilhar com vocês a minha vida acadêmica. Voltar ao banco escolar depois de anos de distância não é uma tarefa fácil: sinto o cansaço desta tarefa, mas confesso-lhes que estou cheio de entusiamo com o meu curso.
O curso é um mestrado em liturgia com especialização em pastoral, na Abadia Beneditina de Santa Giustina. Na cidade de Pádua tem três mestrados: espiritualidade, liturgia e pastoral. Eu tenho aulas de segunda a quarta-feira, assim é pensado para facilitar a vida dos párocos que fazem o curso.
Quando ouvem que faço mestrado em liturgia, é comum que as pessoas me façam perguntas sobre celebrações, na verdade isto não é tema do meu mestrado. A faculdade de Santa Giustina se interessa pelo estudo do rito no seu aspecto antropológico e fenomenológico, daí que temos poucos cursos voltados para teologia da celebração.
Escolhi esta faculdade porque vinha em resposta a uma reflexão que faço há alguns anos e agora muito mais: existe um consenso no mundo eclesial que o problema da atual formação para o presbiterato e vida religiosa está numa fase anterior – na falta de formação humana e cristã. Eu concordo com isto, mas sempre mais tenho a impressão que o seminário (ou casa de formação) não consegue formar o ser humano, o cristão ou o consagrado. Fundamentalmente, penso que o seminário, como pensado pelo Concílio de Trento, já cumpriu seu papel e não tem muito mais a oferecer à Igreja de hoje, os frutos destes seminário pipocam no mundo atual.
Me explico de modo melhor: sou convicto que o equívoco do seminário nos moldes de Trento está no fazer o eixo formativo recair sobre a formação intelectual. Ora, o intelecto não forma a pessoa, que é conduzida sobretudo pela vontade. A partir de tal percepção eu sempre me perguntei qual deveria ser o eixo formativo do seminário. É a esta pergunta que buscarei responder com a tese de mestrado.
Nos vemos depois. Na ocasião iremos aprofundar sobre o que propriamente irei tratar na minha tese.
Boa semana e fiquem com Deus.
PS.: Irei postar sempre algo no domingo e na quarta-feira.

2 comentários:

  1. Caríssimo Joãozim, espero que respondas a esse anseio, creio que tens muito a aprender e a ensinar...paz e bem! Frei Fernando

    ResponderExcluir
  2. Olá boa noite

    Meu nome é Ubiracildo e gostaria de estudar liturgia nesta instituição. Qual seria o meu procedimento? Moro atualmente em Crato no Ceará. Gostaria de saber da localização da universidade, quanto custa o mestrado em liturgia, como faço a inscrição, qual o período do curso, quando posso começar.....dentre outras perguntas.

    Desde já agradeço a colaboração.
    Fui indicado a procurar esta instituição pelo então, Bispo Emérito da cidade de Crato, Dom Fernando Panico.

    Fraterno abraço.

    Sou Diácono Ubiracildo.

    ResponderExcluir

Aqui você pode colocar seu comentário e este será visível para todos os que acessarem o blog.